quarta-feira, 10 de outubro de 2012
Igreja N. Sra. da Conceição
É a mais nova do centro histórico. Construída no início do século IXX. A Imagem da Imaculada Conceição, em madeira, obra portuguesa, é de grande valor artístico. Há um belo Cristo Crucificado, em tamanho natural, esculpido pelo Padre Ângelo Maritano, em 1977, então Vigário da Paróquia de Nossa Senhora da Vitória.
Estátua de N. Sra. da Vitória
Construída topo do Morro do Leme, em 1985. Mede 15m. Acesso através de escadaria com 161 degraus. Neste acidente geográfico mora, num desvão, o carneirinho de ouro que a lenda nos fala.
Igreja de Nossa Senhora da Vitória
“Em 1733 foi fundada a Igreja de Nossa Senhora da Vitória, primeiro templo regular do Piauí. Para sua construção foi demolida a velha Capela do Arraial ou Fazenda Cabrobó. Sobre a construção não existe documentação. O relógio, fabricado na Inglaterra, no ano de 1816, foi colocado na torre sete anos depois.
A fachada apresenta três portas de vergas retas, com cercaduras de cantaria, , folhas almofadadas, sendo a central mais larga. Encimando as portas, cimalha corrida. Sobre a porta principal, cartela com inscrição, ornatos e cruz, todos em pedra. À altura do coro, duas janelas de vergas retas, vedadas por grades. Frontão triangular, coroado por cruz e pedestal. Torres de base quadrangular. A do lado esquerdo tem porta falsa coroada pro cimalha cursa e óculo, ambos guarnecidos em pedra. Essa torre não possui telhado. A do lado direito tem o relógio no corpo, sineira em arco pleno, telhado piramidado e pináculos sobres os cunhais. As fachadas laterais possuem portas e janelas de vergas retas. Dando acesso à Igreja, escada e adro, com Jesus Crucificado sobre pedestal. Internamente, a planta apresenta corredores laterais. O altar-mor tem o predomínio do branco, com algumas dourações. Nicho central ladeado por dois outros menores, entre colunas envoltas por motivos florais. O teto da capela é em caixões. Nas paredes laterais existem três arcadas de cada lado. Existem ainda, no interior da capela-mor , uma enorme de Cristo Crucificado. Arco cruzeiro em pedra, ladeado por dois altares simples que possuem colunas iguais às do altar-mor. Duas capelas laterais, com portas de acesso em arco pleno vedadas por balaústres de madeira. Coro com gradil de madeira vazada e treliças, forro da nave artesoado e púlpito de madeira”
Palácio de Karnak
Sede oficial do Governo da Província, o palácio tem fachada branca inspirada na arquitetura de um templo de mesmo nome, que existiu no Antigo Egito. Passou a ser a sede do Governo em 1926, por ato de Matias Olímpio. Em reforma na década de 70, ganhou jardins projetados por Burle Marx.
Ponte Metálica
Um dos símbolos máximos da cidade, a Ponte Metálica, que na verdade se chama Ponte João Luis Ferreira, é um belo cartão postal de Teresina, especialmente no pôr-do-sol, quando o Rio Parnaíba torna-se dourado e ganha um visual inesquecível. É esta ponte que, juntamente com a Ponte Nova e a Ponte da Amizade, liga o Piauí ao Maranhão.
Museu do Piauí
Casarão que já foi a sede do Governo da Província, mais tarde do Poder Judiciário e, a partir de 1980, Museu do Piauí. Fica de frente para a Praça Marechal Deodoro e a menos de 100 metros do cais do Rio Parnaíba. Abriga um acervo eclético que registra vários aspectos históricos do Estado, com destaque para a coleção de moedas, peças indígenas, fósseis, móveis coloniais, entre outras.
Shopping da Cidade
Inaugurado no dia 29 de Junho de 2009, tem capacidade para 1.956 boxes, 35 lanchonetes, sala de vídeo e para reuniões, uma loja ampla para supermercado e postos de atendimento da Caixa Econômica Federal, Correios, Cepisa, Agespisa e caixa eletrônico. A estrutura do shopping conta ainda com quatros portões de entrada, um pela Rua Areolino de Abreu, outro pela Coelho Rodrigues, Avenida Maranhão e pela Praça da Bandeira. Quatro escadas rolantes, dois elevadores e cinco escadas de emergência. Contando ainda com a integração do metrô da capital.
Igreja de Nossa Senhora do Amparo
A Igreja de Nossa Senhora do Amparo é um templo localizado na cidade de Teresina. A pedra fundamental da Igreja do Amparo, foi lançada em 25 de dezembro de 1850 e em dezembro de 1852 foi inaugurada e elevada à categoria de Matriz da cidade; estando pronta apenas a capela-mor. O templo católico mais antigo da capital piauiense é a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Amparo, inaugurado e entregue à comunidade 131 dias depois da fundação de Teresina. Nossa Senhora do Amparo, cujo dia se festeja no dia 16 de agosto, é a padroeira da cidade de Teresina. Em 1851 chegou de Portugal a imagem de N.S. do Amparo que se encontra no altar-mor da igreja..
Igreja Nossa Senhora das Dores
Localizada na Praça Conselheiro Antônio Saraiva, no centro da cidade de Teresina, a Catedral Nossa Senhora das Dores foi fundada em 1867, passando por várias reformas até então. Foi uma capela construída pelo Vigário Manoel Mamede e ampliada pelo Bispo Dom Severino, já neste século, se transformando em uma ampla, linda e bem conservada catedral.
Igreja São Benedito
Construída em meados do século XIX, tem três de suas portas tombadas pelo Patrimônio Histórico. Fica a menos de 50 metros da sede do Governo do Estado.
Casa da Cultura
Casarão Colonial que abriga o Memorial Professor Wall Ferraz, a Biblioteca Jornalista Carlos Castelo Branco, Galeria de Arte Lucílio Albuquerque, Centro de Restaurações de Artes do Estado, Oficina de Artes Plásticas, Oficina de Dança e Teatro, Museu Mumismático e outras atrações.
Memorial Padre Solon Correia Aragão
Durante anos Pe. Sólon Correia Aragão prestou serviços a população sanjoanense, conquistou amigos de todas as partes do país, pela lealdade, simplicidade e bondade com a qual praticava a sua fé, hoje já em outros planos (in memória), Pe. Sólon é lembrado por seus amigos e admiradores através do Museu criado em sua homenagem, o museu apresenta vestes, apetrechos e objetos pessoais de Pe. Sólon Correia Aragão e é sempre visitado por turistas, principalmente durante os festejos do município e final de ano.
Igreja Matriz de São João Batista
A centenária Igreja Matriz de São João Batista com todo o seu contexto histórico desde a sua construção até relatos de fiéis sobre a famosa história de São João Batista Velho Enterrado é um dos pontos turísticos mais frequentados no município, simples, porém rica em fé e devoção por seus fiéis que acompanham ano a ano o tradicional novenário de São João Batista durante o mês de junho. São nove noites de devoção ao santo padroeiro, o novenário é realizado ao redor da igreja por não comportar a multidão de fiéis que vem de todas as regiões do país para acompanhar a novena.
Igreja Matriz de Esperantina-PI
Essa é Igreja Matriz, templo católico, fica situado no centro da cidade de Esperantina-PI; É festejados dois festejos durante o ano, em Janeiro é comemorado o festejo de São Sebastião e em Setembro é festejado a festa da Padroeira da cidade que se chama Nossa Senhora Da Boa Esperança; por tanto é dos eventos religioso que mais atrai multidões.
Assinar:
Postagens (Atom)