quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Balneário Águas Espraiadas (Barragem do Açude Caldeirão)


Localizado no município de Piripiri, estado do Piauí, é a obra hídrica mais importante para todos os municípios do entorno. Construído em 1945, com o barramento do Rio Caldeirão, abastece Piripiri, o Perímetro Irrigado Caldeirão e a Estação de Piscicultura "Adhemar Braga". Existe também em torno do açude a exploração das áreas de vazante com o plantio de diversas culturas e o turismo. capacidade de 54,6 milhões de metros cúbicos de água, o período de chuvas e de janeiro a junho. Fica a 11 km do centro da cidade e a estrada e totalmente asfaltada. 

Complexo Turístico Mirante Ponte Estaiada


O Complexo Turístico Mirante Ponte Estaiada traz o que há de mais moderno no mundo da engenharia e arquitetura para a cidade de Teresina. Sua construção seguiu padrões internacionais de qualidade para oferecer à capital piauiense uma obra que unisse a utilidade pública, beleza, versatilidade e preservação do meio ambiente.

Durante toda sua construção, engenheiros da Itália vieram para a cidade acompanhar o trabalho feito pela Prefeitura de Teresina. Tal trabalho resultou na única edificação do continente Americano com um mirante fixado em um mastro central. 

O mirante, que fica localizado a 95 metros de altura, pode ser acessado através de dois elevadores panorâmicos e permitirá a circulação de até 100 pessoas simultaneamente.

A inauguração do Complexo Turístico Mirante Ponte Estaiada Marcou o nascimento do ponto turístico e cartão postal mais completo e estruturado de Teresina, onde todos passam a ter um local de entretenimento, com uma vista aérea privilegiada, além de poder conheço um pouco do artesanato e outros produtos locais. A cidade de Teresina recebe uma das melhores e mais bonitas obras do país.

Parque Lagoas do Norte


Em uma área de 12 hectares, o Parque Linear Lagoas do Norte faz parte de um conjunto de obras de acessibilidade, interligação de lagoas, saneamento e engenharia de tráfego com o principal objetivo de melhorar a qualidade de vida de mais de 100 mil pessoas que residem em 13 bairros da zona Norte de Teresina.
O Parque conta com uma linda estrutura e toda a sua imediação está iluminada e sinalizada, além de terem sido executadas a limpeza e urbanização das margens do Canal Padre Eduardo e das Lagoas Piçarreira do Cabrinha e Piçarreira do Lourival. Para melhorar o acesso ao Parque e a ligação, antes inexistente, entre a Avenida Boa Esperança e a Rua Rui Barbosa foram abertas duas novas ruas: Mineral e São Félix.
Com um anfiteatro com capacidade para 200 pessoas, duas quadras esportivas para a prática de vôlei e futebol de areia - com uma área de apoio para as quadras com vestiários e banheiros, pista de caminhada e corrida, ciclovia, passarela sobre o canal, área de recreação infantil com playground, academia de ginástica para pessoas portadoras de necessidades especiais e idosos, o Parque chama atenção pela sua grandiosidade. Com uma bela praça, denominada de Praça Monumental, o local promete ser um novo ponto turístico da cidade.

Teatro do Boi


É um Teatro Oficina desde 1987, onde tem a missão de desenvolver um trabalho artístico voltado à população carente da região com oficinas de capoeira, artes plásticas (desenho, pintura e reciclagem), bumba-meu-boi mirim, teatro, dança e música.

Teatro de Arena


Inaugurado em 5 de novembro de 1965, desde então um dos palcos da cidade com maior número de diversidades culturais. Tem uma capacidade física para 3.000 pessoas.

Teatro Escola João Paulo II


Inaugurado no dia 13 de agosto de 2005 dentro da programação de aniversário de 153 anos de Teresina. O local é frequentado por pessoas de diversas idades, durante o não inteiro, não havendo limitações.

Polo Cerâmico do Poty Velho


Peça forte do artesanato de Teresina, a cerâmica ganhou ainda mais destaque depois da criação do Polo Cerâmico. Onde antes havia apenas uma vila de pescadores e olarias produtoras de tijolos e modestos potes, agora existem 23 boxes para comercialização das peças que são produzidas ali mesmo. Mandalas, jarros, esculturas, aparelhos de jantar e até joias feitas a partir da cerâmica e vendidas para todo o Brasil e vários países do exterior. O Polo Cerâmico fica na zona norte, próximo ao Parque Ambiental Encontro dos Rios.

Central De Artesanato Mestre Dezinho


Em frente à Praça Pedro II, a Central de Artesanato Mestre Dezinho, integra o complexo cultural do centro da cidade. O local, que já foi sede da Policia Militar durante os tempos da ditadura, hoje abriga vinte e cinco lojas de produtos artesanais confeccionados a base fibras, couro e talos de buriti; auditório para eventos, palco para shows, lanchonete, escola de balé e escola de música. Seu nome é uma homenagem a um dos mais importantes artesãos do Piauí, Mestre Dezinho de Valença, que faleceu em fevereiro de 2000.

Teatro 4 de Setembro


Localizado na Praça Pedro II, o Teatro 4 de Setembro, há mais de 100 anos, recebe em seu palco atrações nacionais e internacionais, entre elas peças teatrais, espetáculos de dança e shows musicais. Sua fachada é inspirada na arquitetura portuguesa com detalhes greco-romanos. O Teatro 4 de Setembro é interligado ao Clube dos Diários, outro espaço que recebe as mais diversas manifestações culturais. Teresina possui, ainda, outras casas de espetáculos, como o Teatro Municipal João Paulo II, no bairro Dirceu Arcoverde, e o Teatro do Boi, no bairro Matadouro e o Palácio da Música na famosa Rua da Pactuba, cantada por Torquato Neto.

Palácio da Cidade


O Palácio da Cidade de Teresina é a sede da Prefeitura, desde 1984. Trata-se de uma das mais antigas edificações da cidade, onde antigamente funcionava a Escola Normal.

Fica no centro de Teresina, próximo à Igreja do Amparo, ao Rio Parnaíba e ao lado da Praça da Bandeira e já é tombada pelo patrimônio histórico estadual.

A sua construção foi iniciada em 1920 e concluída em 1924. Dos anos 20 permanece a fachada de estilo neoclássico.

Hoje, além de abrigar a Prefeitura Municipal sedia algumas das secretarias municipais, transformadas recentemente em Superintendências de Desenvolvimento Urbano e é o lugar das discussões referentes à cidade. Tem um espaço aberto para a exposição permanente de artes plásticas.

Parque da Cidade


Inaugurado em 9 de maio de 1982, com uma área de 17 hectares, está localizado na Av. Duque de Caxias, é considerado área de preservação ambiental, constitui-se num local para realização de eventos culturais/ecológicos e de apoio às atividades de educação ambiental para escolas e grupos comunitários. Foram identificadas mais de 120 espécies vegetais entre árvores, arbustos e ervas, agrupadas em 48 famílias. A diversidade faunística encontrada no Parque mostra uma grande quantidade de invertebrados, além de alguns vertebrados, bem como várias espécies de peixes do Rio Poti.
No interior do Parque o visitante encontra banheiros públicos, pontos de descanso e de observação. As trilhas levam o visitante a um passeio por toda a área do Parque.

Parque Zoobotânico


Localizado na PI-112 em direção ao município de União, ocupando um espaço de 137 hectares. Com quase 30 anos de vida, o Parque Zoobotânico de Teresina, possui uma grande variedade e quantidade de répteis pois além do rio que passa ao lado - coisa que nenhum outro parque tem - e da presença de três lagos, a fauna e a flora do parque são muito ricas e favoráveis à criação e reprodução desses animais, principalmente cobras; apresenta condições de ser transformado em referência nacional.
Um dado importante é o de que o parque possui o menor lagarto do Brasil - Coleodactylus Meridionales - encontrado com freqüência, além de muitas outras espécies de animais, o que torna o parque um ótimo lugar para um passeio ecológico e de lazer bastante agradável.

Parque Ambiental Encontro dos Rios




Localizado no bairro Poti Velho, no lado esquerdo da foz do Rio Poti ao desaguar no Rio Parnaíba.
O Parque possui um centro de recepção ao turista, espaço para exposição e comercialização de produtos artesanais, monumento ao Cabeça-de-Cuia, algumas palhoças, dois mirantes, um restaurante flutuante, trilhas, áreas para pesca, esportes aquáticos e toda beleza natural da região.
O Parque Regional Encontro dos Rios é uma área de preservação permanente que promove o turismo ecológico e resgata a cultura popular, através da lenda do Cabeça-de-Cuia.

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Porto das Barcas


Um dos principais pontos turísticos do Piauí, denominado Porto das Barcas, é um complexo que reúne uma série de casarões históricos, lojas de artesanato e locais para a realização de eventos. O Porto das Barcas é a principal porta de entrada no Piauí para o delta do Parnaíba, um dos lugares mais procurados pelos turistas que vão ao Estado. O delta único na América a ter sua foz em mar aberto separa o Piauí do Maranhão. Os casarões históricos são tombados pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), alguns deles são da metade do século 18.

Lagoa do Portinho


Situada no município de Parnaíba, a Lagoa do Portinho é um local de prazer e entretenimento. Suas dunas sinuosas e brancas contrastam com as águas escuras e uma densa vegetação, onde uma completa infra-estrutura receptiva oferece bares, restaurantes, espaços para shows, estacionamentos e atracadouros para lanchas. Competições de jet-skies, lanchas e wind-surf contribuem para o visual jovem e movimentado da lagoa, onde, nos finais de tarde, se pode assistir a um belíssimo pôr-de-sol, um dos mais belos do litoral brasileiro.

Parque Ecológico da Cachoeira do Urubu


A 180 km ao norte de Teresina está situado o Parque Ecológico da Cachoeira do Urubu, um complexo turístico dotado de boa infra-estrutura receptiva, como por exemplo, uma passarela de 400 m sobre a cachoeira unindo as margens do rio Longá entre Batalha e Esperantina.
Venha conhecer esse espetáculo de rara beleza e aproveite para descobrir e se deliciar com os banhos nas inúmeras quedas d'água que existem na área do Parque.
Constituem-se num belo espetáculo os poços jorrantes de Cristino Castro, que atingem alturas de até 60 m com seus jatos d'água, formando piscinas de águas correntes ao seu redor.

Praia de Macapá

A Praia do Macapá ainda hoje consiste em um vilarejo de pescadores com a paisagem natural ainda intocada. Desfrute de suas águas calmas e dos passeios de barco oferecidos pelos moradores do lugar.

Parque Nacional Sete Cidades



As curiosas formações rochosas da região foram divididas em sete conjuntos, chamados de Sete Cidades, já em 1886. O antigo território dos índios tabajaras desperta a imaginação daqueles que o visitam e procuram encontrar diversas formas nas estranhas rochas.
Os 6221 hectares do Parque Nacional de Sete Cidades, criado em 1961, protegem um dos mais importantes sítios arqueológicos do Brasil, além de monumentos geológicos e diversas nascentes que brotam no Piauí semi-árido.
CLIMA
O clima da região é tropical, com temperatura média anual entre 25°C. A melhor época para visitar o parque vai de janeiro a junho, quando as cachoeiras estão mais cheias. O período mais seco vai de junho a dezembro.
ASPECTOS NATURAIS
As espetaculares formações rochosas espalhadas pelo parque e divididas em sete cidades dominam a paisagem. Entre as rochas, em relevo suave, brotam olhos-d`água perenes.
A vegetação característica é de transição entre o cerrado e a caatinga, onde se encontram espécies como o murici, o pau-terra, as palmeiras, o buriti, a carnaúba e o tucum. Entre os animais estão presentes mamíferos como o veado-mateiro, a raposa, a suçuarana e o moco, além de répteis como a Iguana e aves como o tucano, o falcão-tropical e o xexéu.

Praia de Barra Grande


A Praia de Barra Grande, próxima a Macapá, é um local que oferece opções de caminhadas ecológicas e um pôr-do-sol deslumbrante.

Parque Nacional Serra das Confusões



Criado em 1998, o parque ainda não está aberto a visitação, mas existem projetos de educação ambiental e recreação, além de incentivo à pesquisas científicas em toda a sua área.
O Parque Nacional da Serra das Confusões abriga um único ecossistema: a caatinga. Sua principal preocupação é preservar toda a riqueza desta paisagem, sua fauna e sua flora para as futuras gerações.
A área desta unidade ainda encontra-se em estado primitivo de conservação, podendo ser encontrado inúmeros sítios arqueológicos em suas cavernas e grutas, apresentando litogravuras nos paredões rochosos de valor histórico, científico e cultural.
Por que o nome Confusões? Os moradores contam que as serras brancas e vermelhas ficam diferentes de acordo com a luminosidade do dia, deixando a pessoa com a vista confusa.
CLIMA
O clima da região é tropical semi-árido.
ASPECTOS NATURAIS
Este cenário exótico é composto de árvores, arbustos de galhos retorcidos, flores, cactos que são espalhados pela paisagem de terra seca, o xique xique e o mandacaru, símbolos da caatinga e fáceis de serem encontrados por aqui. Pela região vivem inúmeras espécies de aves e animais, muitos deles ameaçados de extinção, como o tamanduá bandeira, as onças parda e pintada e o tatu canastra.
Os quatro diferentes tipos de vegetação encontrados dentro dos limites do Parque são: campinarana gramíneo-lenhosa, campinarana florestado, floresta ombrófila aberta sub-Montana, floresta ombrófila densa sub-montana. Além dessas, existem zonas de mosaicos complexos entre campinaranas e floresta ombrófila.
A Serra das Confusões também exibe em seus paredões rochosos, grutas e cavernas, assim como inscrições rupestres variadas, de riqueza arqueológica incalculável.

Praia do Coqueiro



A Praia do Coqueiro trata-se de um balneário com águas calmas e areias claras. Também conta com bares e restaurantes com comidas do mar. Ideal para quem busca paz e tranqüilidade.

Praia da Pedra do Sal


A Praia da Pedra do Sal é uma das praias mais belas do litoral piauiense. Caracteriza-se por um braço de formações rochosas adentrando o mar, dividindo o local em duas praias: Uma com águas calmas e outra com águas agitadas, próprias para a prática do surf.

Praia de Atalaia

A Praia de Atalaia é um local de agitação, movimento, som, festa e alegria. Diversos bares e restaurantes se destacam por toda a orla, oferecendo as mais diversas opções em frutos do mar e comidas típicas.

Delta do Parnaíba


O Delta do Parnaíba é formado por cinco braços: o de Luís Correia, o das Canárias, do Caju, da Melancieira e o de Tutóia. São mais de 80 ilhas e ilhotas espalhadas entre dunas, mangues e gamboas que abrigam diversas espécies de nossa flora e fauna, além de proporcionar ao visitante paisagem belíssima.

Parque Nacional Serra da Capivara

O Parque Nacional Serra da Capivara é um parque brasileiro que está localizado no sudeste do estado do Piauí. Ocupa áreas dos municípios de São Raimundo Nonato, São João do Piauí, Coronel José Dias e Canto do Buriti. Tem 129.140 hectares e seu perímetro é de 214 quilômetros. Foi criado para proteger uma área na qual se encontra o mais importante patrimônio pré-histórico do Brasil. Trata-se de um parque arqueológico com uma riqueza de vestígios que se conservaram durante milênios, devido à existência de um equilíbrio ecológico, hoje extremamente alterado. O patrimônio cultural e os ecossistemas locais estão, portanto, intimamente ligados, pois a conservação do primeiro depende do equilíbrio desses ecossistemas. O equilíbrio entre os recursos naturais é o condicionante na conservação dos recursos culturais e foi o que orientou o zoneamento, a gestão e o uso do Parque pelo poder público. É um local com vários atrativos, monumental museu a céu aberto, entre belíssimas formações rochosas, onde encontram sítios arqueológicos e paleontológicos espetaculares, que testemunham a presença de homens e animais pré-históricos.