quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Parque Nacional Sete Cidades



As curiosas formações rochosas da região foram divididas em sete conjuntos, chamados de Sete Cidades, já em 1886. O antigo território dos índios tabajaras desperta a imaginação daqueles que o visitam e procuram encontrar diversas formas nas estranhas rochas.
Os 6221 hectares do Parque Nacional de Sete Cidades, criado em 1961, protegem um dos mais importantes sítios arqueológicos do Brasil, além de monumentos geológicos e diversas nascentes que brotam no Piauí semi-árido.
CLIMA
O clima da região é tropical, com temperatura média anual entre 25°C. A melhor época para visitar o parque vai de janeiro a junho, quando as cachoeiras estão mais cheias. O período mais seco vai de junho a dezembro.
ASPECTOS NATURAIS
As espetaculares formações rochosas espalhadas pelo parque e divididas em sete cidades dominam a paisagem. Entre as rochas, em relevo suave, brotam olhos-d`água perenes.
A vegetação característica é de transição entre o cerrado e a caatinga, onde se encontram espécies como o murici, o pau-terra, as palmeiras, o buriti, a carnaúba e o tucum. Entre os animais estão presentes mamíferos como o veado-mateiro, a raposa, a suçuarana e o moco, além de répteis como a Iguana e aves como o tucano, o falcão-tropical e o xexéu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário